segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Texto sobre evento com os pais na E.E. Professor Élcio Prates

Postarei aqui os textos escritos para o jornal da E.E. Professor Élcio Prates que não serão publicados.

A escola começa na comunidade.


Ao contrário do que muitos querem fazer ver, principalmente os meios de comunicação de maior prestigio dentro do país, a educação no Brasil não tem um problema, são vários. (Dar apenas uma razão para um fracasso é uma evasiva simplista.) E um deles sem sombras de dúvidas é estar contextualizada numa sociedade com uma classe dominante que nunca buscou instruir a população, considerando talvez que a eles pertencendo o saber poderíamos nos desenvolver, certamente que do modo como é nossa população é mais facilmente manipulável. Esse problema nacional tem raízes profundas e bem esparramadas. Conseqüentemente em uma sociedade que não valoriza o conhecimento e que tem como maior entretenimento as telenovelas globais e a programação vespertina dominical não cidadãos cientes do que lhes falta em termos de educação. Nesta sociedade que supervaloriza o supérfluo, o fútil e o débil, faltam referências de qualidade e de posturas a ter em relação a educação. Sobram reclamações e falta participação.
E a forma como nos habituamos a pensar a sociedade com papeis sociais muito bem definidos para seus membros na tríade pai, mãe e filhos não existe mais. São tantas as formas em que se ajuntam aqueles que partilham laços sanguíneos que são suficientes para deixar educadores perdidos e ainda mais sobrecarregados. Outrora os problemas pedagógicos e disciplinares não resolvidos pelos professores eram passados aos coordenadores depois aos diretores e quando nada resolvido chamava o pai ou a mãe. Aí está o problema, muito de nossos alunos só tem um desses ou nenhum. São os responsáveis que devemos chamar, às vezes um tio ou um avô, o padrasto a madrasta quando não o conselho tutelar.
E é nesta trama de diversificadas relações familiares que perdemos nossos maiores aliados pois é certo segundo algumas correntes analíticas que estão nos pais, responsáveis a maior fonte de referencia com relação a tudo no mundo para a criança. Mas numa sociedade que não valoriza a educação não haverá pais/responsáveis que valorizem. Certamente que o educador influenciará muito seus alunos mas é estatisticamente comprovado que o sucesso será muito maior tanto na vida escolar enquanto criança quanto posteriormente na vida adulta

Evento foi realizado no período matutino com inicio as 7:00 com termino as 14:00, onde obtivemos grande número de pais freqüente. Este encontro tinha como objetivo sensibilizar os pais a necessidade de acompanhar os filhos no âmbito escolar. Neste, foi entregue aos responsáveis do 1º Ano ao 9º Ano do período matutino: portfólio (atividades do cotidiano extras que são arquivadas no portfólio, além do conteúdo do caderno), ficha do conselho de classe e apresentado o caderno de campo ( registro diário do aluno).
Em agosto para apresentar as atividades do 1º semestre e ao mesmo tempo foi feita a prestação a apresentação da prestação de contas do 1º semestre do PDE. nesse momentos so pais foram receptivos a conversar com cada professor de seu filho e solicitar mais informações sobre a vida escolar de seus queridos.
O evento foi gratificante porque os Pais tinham disponibilidade para estar na escola. Porque geralmente , na hora conveniente com seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário